Logo Dicas
 Home » Vida digital » Como se livrar de vírus

Como se livrar de vírus, trojans, programas maliciosos e outras pragas virtuais
[276 acessos]

Neste artigo vamos desmistificar vários mitos que circulam na internet e entre os usuários de PCs sobre a infecção de vírus e programas maliciosos em microcomputadores pessoais e como remover e evitar essas pragas virtuais.

Existe um mito de que alguns vírus podem se alojar no chip da BIOS ou na memória ROM dos PCs, mas isso não é verdade porque quando o botão de energia do computador ou do estabilizador/NoBreak é desligado, toda a memória RAM do PC é esvaziada, e como as memórias ROM e BIOS são estáticas não podem ser modificadas.

Sabendo-se disso, vamos explicar como limpar completamente um PC infectado por virus, worms, trojans ou qualquer outro programa malicioso, isso para o sistema operacional Windows.

Se seu PC está infectado por virus ou você desconfia disso, a primeira coisa a fazer é reformatar o seu disco rígido (HD) e reinstalar o Windows, para isso siga os seguintes passos:

1 - A partir do momento que seu PC contrair um virus, provavelmente todos os arquivos executáveis do mesmo serão contaminados, inclusive programas executáveis que estiverem dentro de arquivos compactados nos formatos mais populares (.zip, .rar, etc), por isso delete completamente todos os arquivos executáveis de seu disco rígido (com extensão .EXE ou .MSI por exemplo), para isso faça uma procura de todos os arquivos com essas extensões utilizando o Windows Explorer. Quando você reinstalar o Windows você terá de reinstalar todos os programas novamente a partir de fontes limpas.

2 - Faça um backup dos arquivos importantes de seu disco rígido em CD-RW ou DVD-RW, mas não grave arquivos e pastas ocultas como por exemplo as pastas "System volume information" e "Recycler" pois podem conter vírus nas mesmas. Não deixe o CD/DVD aberto para novas gravaçoes, ou seja, faça uma gravação fechada de modo que o CD/DVD não permita mais gravações no mesmo. Não faça backups em pendrives, cartões de memória, HDs externos ou qualquer outro tipo de mídia regravável, pois estes podem ser contaminados facilmente por virus.

3 - A próxima etapa é reparticionar e formatar o disco rígido, note que não basta formatar apenas a partição onde o Windows está instalado, se houverem outras partições elas deverão ser eliminadas e recriadas novamente. Sugiro utilizar o CD de instalação do Windows XP para executar esta tarefa, mas note que você deverá utilizar um CD original da Microsoft, pois cópias piratas podem conter virus e neste caso de cara você irá contaminar o seu PC. Então insira o CD de instalação do Windows XP na leitora de seu PC e desligue completamente o computador (cuidado para não deixá-lo hibernando ou suspenso) e em seguida ligue o computador novamente. Assim que aparecer a mensagem "Pressione qualquer tecla para iniciar a instalação..." pressione uma tecla qualquer e siga os passos como se estivesse instalando o Windows XP escolhendo a opção de instalar uma nova cópia do Windows (não escolha reparar), até que seja apresentada as opções para excluir ou criar partições. Então exclua todas as partições (da última para a primeira), para isso posicione a tarja do cursor sobre a partição desejada e pressione a tecla D. Feito isto, crie uma ou mais partições a seu critério, pressionando a tecla C, depois posicione a tarja do cursor sobre a primeira partição e formate a mesma (pode ser formatação rápida), assim que terminar a formatação, se você for instalar outra versão do Windows que não seja o XP desligue o computador, caso contrário deixe a instalação prosseguir.

4 - Antes de iniciar a instalação do Windows resete ou desligue o modem de conexão com a internet, isso porque algum virus, worm ou trojan pode ter guardado seu IP, por exemplo, na máquina de algum hacker ou servidor ilícito, e voltar a contaminar o seu PC facilmente assim que ele se conectar na internet antes mesmo de você instalar um antivirus ou firewall, note que ao resetar o modem seu IP será alterado de modo que ficará mais difícil alguma praga virtual descobrir o seu PC. Feito isto reinstale o Windows com uma cópia original, pois as piratas podem conter virus ou alguma vulnerabilidade que permitirão a entrada de virus em seu PC via internet. Em seguida certifique-se de que o firewall está ativo e instale um antivirus.

5 - Desative a reprodução automática do Windows e insira o CD/DVD contendo o backup na leitora e retorne todos os arquivos para a partição desejada em seu disco rígido, note que do modo como o backup foi feito de acordo com as instruções do item 2 dificilmente seu PC será recontaminado por algum virus, mesmo que a reprodução automática do Windows acesse o CD/DVD.

6 - Instale os programas utilizando fontes limpas (CDs ou DVDs originais, baixe programas somente de websites confiáveis).



© 2018 Maxissoft   |   Política de privacidade