Artigos sobre o Logic Basic
História do Logic Basic
Por Eleusmário Mariano Rabelo

Para vocês entenderem melhor o que inspirou a criação do Logic Basic, vamos voltar alguns anos antes da primeira versão do mesmo, que começou a ser desenvolvida no ano de 2000. Nessa época eu desenvolvia programas comerciais em linguagem C para computadores com sistemas operacionais MS-DOS e UNIX, pois essa linguagem além de ser muito mais rápida do que as linguagens utilizadas na época (Cobol, Clipper, Basic...) era bastante portátil, ou seja, os programas feitos no MS-DOS podiam ser migrados para o UNIX sem praticamente nenhuma modificação no código principal. Para isso, cada sistema operacional possuía uma biblioteca de funções (como se fosse uma linguagem de programação) feita em linguagem C, desse modo eu utilizava esse conjunto de funções padrões para fazer os programas. Essa biblioteca foi batizada de XLIB, e possuia funções de gerenciamento de banco de dados baseadas em técnicas avançadas, como leitura em árvore binária, rotinas de ordenação (indexação), procura binária, etc. Tudo tinha que ser feito na unha!

Com o surgimento do Windows, fui obrigado a migrar para esse ambiente, e optei em programar em Visual Basic, pois a linguagem C se tornou uma opção inviável para esse novo sistema operacional, mas foi fácil migrar os programas de C para Visual Basic, pois a biblioteca XLIB possuía várias funções inspiradas na linguagem Basic, que executavam praticamente as mesmas funções.

Após um bom tempo de programação em Visual Basic, notei que essa linguagem era um pouco complicada para programadores iniciantes, e me veio a idéia de criar uma linguagem de programação aproveitando a experiência que tinha tido com a construção da biblioteca de funções XLIB, e criar uma linguagem mais simples e fácil, parecida com o esquema de programação das antigas linguagens Basic, C, Cobol e Clipper, mas que seu resultado fosse visto em uma janela do Windows, e não do MS-DOS. Foi então que criei a primeira versão do Logic Basic, que na época foi batizado de Visual Baby, pois a intenção inicial era ser uma linguagem direcionada para crianças e iniciantes em programação.


O programa consistia em uma pequena janela no topo do monitor de vídeo com dois botões, Janela e Código, e uma janela de digitação do código - para executar o programa, pressionava-se o botão "Janela", para voltar á janela de código, pressionava-se o botão "Código":


Pouco depois de seu lançamento, o jornal "O Popular" da cidade de Goiânia, publicou um artigo em seu caderno de informática sobre o lançamento do Visual Baby, o que chamou a atenção de muitas pessoas em várias faixas etárias.

À medida que o tempo foi passando, começou a haver muito interesse de pessoas adultas pela linguagem, enquanto a mesma sofreu várias melhorias e inclusão de novos comandos, inclusive melhorias no banco de dados nativo, que foi inspirado no gerenciador de banco de dados da antiga biblioteca XLIB. Por esse motivo, resolvi mudar o nome do Visual Baby para um nome mais profissional, então ela foi rebatizada de Logic Basic, que iniciou com esse nome na versão 3.0.


Na versão 5.0 o Logic Basic mudou a aparência do ambiente de código para um visual mais "high tech", com o objetivo de atrair programadores de jogos:




Na versão 6.0, o ambiente de código do LB foi mudado novamente para um visual mais "profissional", a caixa de texto ganhou alguns recursos a mais como colorizaão automática do código, embora o editor de texto deixasse muito a desejar em recursos e também possuía alguns bugs:




Na versão 7.0, o ambiente de código foi melhorado, e o editor de texto ganhou novos recursos, além dos bugs da versão anterior terem sido totalmente corrigidos:


Devido a estutura inicial da linguagem impedir a sua evolução como uma linguagem realmente profissional, pois possuia diversas restrições técnicas e bugs, resolvi criar uma nova linguagem a partir da estaca zero, aproveitando a vasta experiência adquirida no desenvolvimento da linguagem e também as sugestões dos integrantes da comunidade do LB, essa nova linguagem foi rebatizada de Logic Basic NG (nome sugerido por um integrante da comunidade), e por isso houveram muitas mudanças no esquema de programação e também na sintaxe dos comandos.


Eleusmário Mariano Rabelo é programador em C, Visual Basic 6 e 2010, Delphi, ASP, PHP, e autor do Logic Basic.