Artigos sobre o Logic Basic
Logic Basic NG: uma nova perspectiva para programadores
Por Eleusmario Mariano Rabelo

Em dezembro de 2015 foi lançada a versão totalmente gratuita do Logic Basic, em português e inglês. A versão em inglês, criada para disponibilizar essa linguagem de fácil aprendizado e que simplifica a criação de programas para pessoas do mundo inteiro, foi baseada na versão em português e acabou ficando mais bem elaborada e confiável do que essa, então resolvi fazer o inverso, criar uma nova versão em português baseada na versão em inglês, o que tornou as duas versões com o mesmo nível de qualidade.

Atualmente as linguagens de programação mais populares, como Visual Basic, Delphi, Java, C#, etc. não oferecem boas oportunidades de aprendizado para programadores iniciantes, sendo que o mesmo tem que se apegar a linguagens antigas para aprender a programar, como o Basic, Pascal e Clipper, essas disponíveis no ambiente MS-DOS, que já está está bastante ultrapassado, e possui escassos recursos gráficos inclusive. Há algumas versões do Basic que podem ser rodadas em ambiente Windows, como o SmallBasic, lançado há algum tempo pela Microsoft, mas continuam com a mesma estrutura de programação em console. Isso desincentiva os jovens a iniciarem na área de programação, visto que a estrutura dessas linguagens não permitem a criação de programas para um ambiente gráfico como o Windows, como jogos e programas mais bem elaborados visualmente.

Há quem diga que existem linguagens fáceis de se aprender a programar como o Visual Basic 6 por exemplo, mas é fácil para quem já tem alguma experiência em programação herdada das antigas linguagens para MS-DOS como Basic, Pascal, Clipper, etc. Eu mesmo era programador bastante experiente em linguagem C, e mesmo assim quando tive meu primeiro contato com o Visual Basic, tive dificuldades para aprender a programar nesse ambiente, mesmo já tendo programado algumas centenas de milhares de linhas em Basic. Imagine agora um programador começando a programar de cara em um Visual Basic 2010, Delphi, C++, Java, etc. que adotam programação orientada a objetos, uma técnica bastante complexa! Eu acredito que a maioria dos candidatos a programadores já desistem na primeira tentativa...

É aí que entra o Logic Basic, uma linguagem super fácil de ser aprendida e utilizada, que possui uma estrutura simples como o Basic, mas que permite criar programas com os mesmos recursos das mais avançadas linguagens de programação. É uma linguagem que permite a criação de jogos com uma ótima performance gráfica, o que é um grande incentivo para programadores iniciantes, principalmente jovens e crianças. Esperamos que essa nova versão possa cobrir essa lacuna na área de programação para iniciantes, e também continuar a ser uma linguagem que permita a criação de sistemas profissionais em todos os sentidos.

Eleusmário Mariano Rabelo é programador em C, Visual Basic 6 e 2010, Delphi, ASP, PHP, e autor do Logic Basic.